Cristo é a ponte - Osho


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Todas as coisas foram feitas por meio Dele, e sem Ele nada teria sido feito.
Nele estava a vida; e a vida era a luz dos homens.
E a luz brilhou na escuridão; e a escuridão não a compreendeu.
Evangelho de João.

"Eu falarei do Cristo. Cristo é o próprio princípio da religião. Em Cristo todas as aspirações da humanidade são compreendidas. Ele é uma síntese rara. (...)

Jesus é a culminação de todas as aspirações. Ele está em agonia - como você, como todos os seres humanos nascem - em agonia na cruz. Ele está no êxtase também, ele celebra; é uma canção, uma dança. E também transcendência. 

Há momentos em que você chega muito perto dele, em que você vê que seu ser interior não é nem cruz nem celebração, mas a transcendência.

Esta é a beleza de Cristo: existe uma ponte. Você pode ir em direção a ele pouco a pouco, e ele pode conduzi-lo na direção do desconhecido - e tão lentamente que você nem terá ciência quando cruzar a fronteira, quando entrar no desconhecido vindo do conhecido, quado o mundo desaparecer e Deus aparecer. Você pode confiar nele, por que ele é tão parecido com você e, contudo, tão diferente. Você pode acreditar nele, porque ele faz parte da sua agonia - você pode compreender sua linguagem.

Eis porque Jesus se tornou o grande marco na história da consciência. Não é por coincidência que o aniversário de Jesus tenha se tornado a mais importante data da história. Tinha de ser assim. Antes de Cristo, um mundo; depois de Cristo, passa a existir um mundo totalmente diferentes - uma demarcação na consciência humana. Há tantos calendários, tantos meios, mas o calendário que está baseado em Cristo é o mais significativo. Com ele, alguma coisa mudou no homem; com ele algo penetrou na consciência do homem. 
Buda é belo, soberbo, mas não deste mundo; Krishna é adorável - mas contudo, está faltando a ponte. Cristo é a ponte. (...)

Com Jesus, um caos entrou na consciência humana. Agora a organização não é algo a ser criado do lado de fora, na sociedade; a ordem tem de nascer dentro do âmago mais profundo do seu ser. Cristo trouxe o caos. Agora a partir deste caos, você tem de nascer totalmente novo, uma nova ordem surgindo do âmago do ser - um novo homem, uma nova consciência humana.(...)

Deus é criatividade. A natureza de Deus é criatividade. Ele sempre esteve criando e não há nenhum outro modo: a única forma do mundo existir é como ele existe. É o único modo. (...)

Deus é a única existência, o único ser; a única vida que existe; a única dança que existe; o único movimento, a única energia que existe. No oceano e nas ondas, no mundo ilusório e na verdade, nos sonhos e no sonhador, a única energia que existe é Deus. Tudo é ele, e ele é Tudo.
N'Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A partir do momento em que você compreende isto - que ele é a única vida - sua vida se torna iluminada. Você fica cheio de luz. Deus é Vida! Se você compreende isso, toda a sua vida se torna cheia de luz. A vida dele se torna uma luz na sua compreensão. Quando Sua vida é refletida dentro de você, ela se torna Luz.

E a luz está brilhando ao seu redor. 
A vida está ao seu redor - nos pássaros, nas árvores, no rio. 

A vida está toda à sua volta, não há nada mais - você está vivendo no oceano da vida. 

Fora e dentro, dentro e fora, só há vida borbulhante. 
Uma grande corrente de vida, e você como um peixe dentro dela."

Osho em Palavras de Fogo, reflexões sobre Jesus de Nazaré. 

Cristo nasce em cada um de nós,
e nos mostra a natureza divina, acolhedora, luminosa e pacífica
brilhando em toda a existência...
Luz, Vida, Amor e Paz...
Feliz Natal a todos,
Cristo é vivo em nós
Cristo é vivo entre nós...

Amor
Lilian
💖



Comentários