Dimensões da Consciência - 3/3 - Osho


[continuação...]

"Essas são as quatro dimensões da consciência humana. E as pessoas vivem apenas nas três primeiras. A quarta carrega o significado; por isso, as pessoas vivem apenas nas três levam uma vida sem sentido. Elas sabem disso. Você sabe disso! Se você olhar para sua vida, não encontrará nenhum sentido nela, apenas um caos, uma progressão acidental de coisas. Uma coisa é seguida de outra, mas sem consistência, sem relevância. Uma coisa é seguida da outra, acidentalmente.

É a isso que se refere Jean-Paul Sartre, quando diz que "O homem é uma paixão inútil" - o homem é acidental. Sim, ele é verdadeiro quando fala das três dimensões: primeira, segunda e terceira; mas não é verdadeiro quanto à quarta. E não pode dizer nada à quarta. E não pode dizer nada da quarta dimensão porque ainda não a experimentou. Só um Cristo, ou um Buda podem falar da quarta dimensão.

A consciência de Cristo é da quarta; a de Buda também. Confinar-se às três primeiras é estar no mundo. Entrar na quarta é entrar em nirvana , ou chamá-lo de 'Reino de Deus", ou reino dos céus. São apenas expressões diferentes para a mesma coisa.

É bom lembrar: a segunda dimensão é uma sombra da primeira: sono e sonho. Os sonhos não podem existir sem sono; o sono é uma necessidade, os sonhos são secundários - apenas uma sombra. O sono, portanto é primário, os sonhos são secundários -apenas uma sombra. A terceira é a sombra da quarta, porque a terceira só pode existir se houver alguma consciência. Um pouco de consciência tem de existir; só assim haverá a terceira dimensão.(...)

Sua vida parece uma vida de sombras, porque você está vivendo na terceira dimensão. E a terceira é a sombra da quarta. Só com a quarta você chega em casa. Só com a quarta você é fundamentado na existência.

A primeira é escuridão absoluta, a quarta é luz absoluta. Entre essas duas estão suas sombras. Essas duas sombras se tornam tão importantes para nós que pensamos que é toda a vida. É por isso que os hindus chamam o mundo de maia, ilusão. Por causa dessas duas dimensões que se tornam predominantes - a segunda e a terceira. Perdemos de vista a primeira e ainda não procuramos a quarta.

Outra coisa: Se você encontra a quarta dimensão, você terá encontrado a primeira. Só aquele que encontrou a quarta dimensão poderá saber da primeira, porque quando você entra na quarta, pode adormecer e continuará alerta. Krishna define o iogue no Gita como "aquele que está desperto enquanto dorme".(...)

A vida é absolutamente livre. Mas para essa liberdade, primeiro você terá de libertar sua mente. Lembre-se deste critério: quanto mais consciente você estiver, maior será a sua glória."
Osho em A flauta nos lábios de Deus.

Comentários