Conflitos - Eckhart Tolle


"Quando você se envolver em alguma discussão ou em alguma situação de conflito, talvez com o seu parceiro ou com alguém que lhe seja próximo, comece por observar como fica na defensiva quando a sua posição é atacada, ou sinta a força da sua própria agressividade quando ataca a posição da outra pessoa.

Observe como se apega aos seus pontos de vista e à suas opiniões. Sinta a energia mental e emocional por trás da sua necessidade de ter razão e fazer a outra pessoa perdê-la. Essa é energia da mente egoica. Torne-a consciente ao reconhecê-la, ao senti-la tão plenamente quanto possível.

Não estou falando de não reagir verbalmente, dizendo "Tudo bem, você tem razão", com um ar de quem diz "Eu estou acima de toda essa inconsciência infantil". Isso seria apenas deslocar a resistência para um outro nível, mantendo a mente egoica no poder, reforçando a sua superioridade. Estou falando de abandonar todo o campo da energia mental e emocional que dentro de si lutava pelo poder.

O ego é maroto; tem-ser de estar muito vigilante, muito presente e ser totalmente honesto consigo próprio para ver se renunciou verdadeiramente à sua identificação com determinada posição mental e está, assim, livre da sua mente. Se de repente você se sentir muito leve, livre e profundamente em paz, esse é um sinal inequívoco de que você se rendeu realmente.

Depois observe o que acontece à posição mental da outra pessoa quando você deixa de lhe incutir energia através da resistência. Quando a identificação com as posições mentais desaparecer, começa a verdadeira comunicação."

Eckhart Tolle em Um mundo novo.

Comentários

Postar um comentário