Simplicidade e inocência - Osho


"Sempre se aprende na companhia dos inocentes. Sim, sempre se aprende muito mais brincando com as crianças do que na companhia de um político. 

Aprende-se muito mais até com os animais ou com as árvores do que na companhia dos tais ricos.

E essas pessoas podem facilmente desviá-lo porque você ainda não está centrado. Ambições são infecciosas. Evite as pessoas ambiciosas; do contrário, parte da febre delas com certeza vai infectá-lo, afetá-lo.

Você pode começar a seguir uma direção que não é a sua, pode começar a fazer coisas que nunca havia imaginado fazer, mas, porque caiu na companhia de alguém...

Se você está na companhia de pessoas escandalosas, elas com certeza o desviarão. Se não puder encontrar pessoas silenciosas - se tentar, encontrará -, mas se não puder encontrá-las, fique na companhia das árvores. Aprenda a ficar com os animais, fique com as crianças. Ou fique sozinho, não se incomode com a presença dos outros.

Segundo um dos melhores ditados de Lao-Tsé, a melhor companhia é quando você pode estar com alguém como se estivesse sozinho. Entenda esse insight: é quando você pode estar com alguém como se estivesse sozinho, quando esse alguém lhe permite tanto silêncio, tanta liberdade que você se sente tão a vontade como se estivesse de fato só.

Se você tiver um amigo com o qual você não necessita estar preenchendo o silêncio, que te permite ser transparente e tão tranquilamente você que sua própria presença já é um convite pra voltar ao seu centro, a sua naturalidade, então esse amigo não é um outro, na verdade, ele aumenta sua solitude, enriquece sua solidão. Esses amigos são raros, e para encontrá-los você precisa se afastar das pessoas escandolosas, se afastar de todo tipo de agressividade. Longe do barulho, você encontra seu lar."

Osho em Eu sou a porta

Comentários