Ser Verdade, Ser Unidade - Osho


"Primeiro seja um com você mesmo. Este é o primeiro passo da União Mística: seja um com você mesmo. 
E o segundo e último passo é: seja um com a existência. O segundo é fácil. 

A primeira se tornou difícil devido a tanto condicionamento, muita educação e tantos esforços de civilização. O primeiro se tornou difícil.
Se você deu o primeiro passo de apenas aceitar e amar a si mesmo como é, a todo momento ... Por exemplo, você está triste. Você está triste agora. Todo o seu condicionamento diz a você “você não deveria estar triste. Isso é mau. Você não deveria estar triste. Você tem que ser feliz. a divisão surge, o problema surge.
Você está triste: essa é a verdade deste momento.

E seu condicionamento, sua mente diz: “Você não deve ser assim, precisa ser feliz. Sorria! O que as pessoas pensam de você?

Sua esposa pode deixá-lo se você estiver muito triste, seus amigos podem abandoná-lo se você estiver muito triste e seus negócios terminarão se você ainda estiver muito triste. Você tem que rir, você tem que sorrir e pelo menos fingir que está feliz. Se você é médico, seus pacientes não se sentirão bem se você estiver muito triste. Eles querem um médico feliz, feliz, saudável e você parece muito triste. Sorria - mesmo que não consiga trazer um sorriso verdadeiro, traga um sorriso falso, mas sorria. Pelo menos finja, aja.

Esse é o problema: você finge, age. Você pode sorrir, mas depois se tornou dois. Você reprimiu a verdade, tornou-se falso.

E o falso é apreciado pela sociedade. O falso se torna santo, o falso se torna um grande líder e o falso se torna o mahatma. E todo mundo começa a seguir o falso. O falso é o seu ideal.

É por isso que você é incapaz de se conhecer. Como você pode se conhecer se não se aceita? Você está sempre reprimindo seu ser. O que fazer então? Quando estiver triste, aceite a tristeza: este é você. Não diga "estou triste". Não diga que a tristeza é algo separado de você. Diga simplesmente: “Estou triste. Agora estou triste.
Viva sua tristeza com total autenticidade. E você ficará surpreso quando uma porta milagrosa se abrir em seu ser. Se você pode viver sua tristeza sem a imagem de ser feliz, você se torna feliz imediatamente, porque a divisão desaparece. Não há mais divisão. "Estou triste" e não há dúvida do ideal de ser outra coisa. Portanto, não há esforço, não há conflito. "Eu sou simplesmente isso" e há relaxamento. E nesse relaxamento está a graça, e nesse relaxamento está a alegria.

Toda dor psicológica existe apenas porque você está dividido. Dor significa divisão, e alegria significa não divisão. Parecerá paradoxal: se alguém está triste, aceitando sua tristeza, como pode se tornar feliz? Parecerá paradoxal, mas é assim. Experimente

Não estou dizendo para tentar ser feliz; Não estou dizendo que "aceite sua tristeza para poder se tornar feliz"; Eu não estou dizendo isso. Se essa é sua motivação, nada acontecerá; Você ainda está lutando. Você estará olhando de soslaio: "Passou tanto tempo e aceitei até tristeza, e estou dizendo 'sou tristeza', e a alegria ainda não está chegando". Não será assim.

Alegria não é uma meta, é um subproduto.

É uma consequência natural de ser um, de unidade. Apenas junte-se a essa tristeza, sem nenhuma motivação, sem nenhum propósito particular. Não é uma questão de nenhum propósito. É assim que você está agora, esta é a sua verdade agora. E no momento seguinte você pode estar com raiva: aceite isso também. E no momento seguinte você pode ser outra coisa: aceite isso também.

Viva momento a momento, com enorme aceitação, sem criar nenhuma divisão, e você estará no caminho do autoconhecimento. O autoconhecimento não é uma questão de ler os Upanishads e sentar-se em silêncio e recitar: "Aham Brahmasmi, eu sou Deus". Todos esses são esforços absurdos. Ou você sabe que é Deus ou não o conhece. Você pode continuar toda a sua vida repetindo: "Aham Brahmasmi, eu sou Deus." Você pode desperdiçar toda a sua vida repetindo-a, mas não saberá.
Se você souber, não faz sentido repeti-lo. Por que você está repetindo? Se você sabe, você sabe. Se você não sabe, como saber por repetição? Basta ver toda a estupidez nele.

Mas foi o que foi feito neste país e também em outros países, em mosteiros e ashrams. O que as pessoas estão fazendo? Repetindo como papagaios.

Estou dando uma abordagem totalmente diferente. Não é por causa da repetição da Bíblia ou dos Vedas que você se tornará um conhecedor, não. Você só ficará bem informado. Então, como alguém se conhece?

Deixe a divisão: divisão é o problema todo. Você é contra si mesmo. Abandone todos os ideais que criam esse antagonismo em você.
Você é como você é: aceite-o com alegria, com gratidão.
De repente, você sentirá uma harmonia. Os dois seres em você, o ser ideal e o verdadeiro ser, não estarão mais lá para lutar. Eles vão se encontrar e se misturar em um.

Não é realmente tristeza que causa dor. É a interpretação de que a tristeza é o mal que causa dor e que se torna um problema psicológico. Não é a raiva que é dolorosa; É a ideia de que a raiva é o mal que cria ansiedade psicológica. É a interpretação, não o fato. O fato é sempre libertador.


Jesus diz: “A verdade liberta.” E isso é de enorme significado. Sim, a verdade é liberada, mas sem saber sobre a verdade. Seja a verdade, e ela libera. Seja a verdade, e há libertação. Você não precisa trazê-lo, não precisa esperar: acontece instantaneamente.

Como ser a verdade? Você já é a verdade. Você está simplesmente carregando ideais falsos; Eles estão criando o problema. Deixe os ideais: por alguns dias seja um ser natural. Assim como árvores, animais e pássaros, aceite seu ser como você é. E um grande silêncio surge. Como pode ser diferente? Não há interpretação: então a tristeza é bela, tem profundidade.

Então a raiva também é bonita, tem vida e vitalidade. Então, o sexo também é bonito, porque tem criatividade.

Quando não há interpretação, tudo é bonito.
Quando tudo está bonito, você fica relaxado.

Nesse relaxamento, você caiu em sua própria fonte, e isso traz conhecimento de si mesmo. Cair na própria fonte é o que significa "conhecer a si mesmo". Não é uma questão de conhecimento, é uma questão de transformação interior.

E de que transformação estou falando? Não estou lhe dando nenhum ideal com o qual você deve se parecer; Não estou dizendo que você precisa transformar quem você é e se tornar alguém diferente. Você simplesmente tem que relaxar em quem você é e simplesmente ver.
Você já ouviu o que estou dizendo? Basta ver o ponto: é libertador. E muita harmonia, boa música é ouvida. Essa música é autoconhecimento. E sua vida começa a mudar.Então você tem uma chave mágica, que abre todas as fechaduras.

Se você aceitar a tristeza, ela desaparecerá. Quanto tempo você pode ficar triste se aceitar a tristeza? Se você é capaz de aceitar a tristeza, será capaz de absorvê-la dentro do seu ser; Vai se tornar a sua profundidade."

Osho em Unio Mystica, Vol. 1, conversa # 3

Comentários