Sobre o Ciúme - Osho


"O ciúme é uma das áreas mais predominantes da ignorância psicológica sobre si mesmo, sobre os outros e, mais particularmente, sobre o relacionamento.
As pessoas acham que sabem o que é amor, mas não sabem. E sua falta de compreensão sobre o amor cria o ciúme. O “amor” é descrito pelas pessoas como um determinado tipo de monopólio, de possessividade, mas não compreendem um simples fato da vida: no momento em que possuírem um ser vivo, terão provocado sua morte.


A vida não pode ser possuída. Não se pode tê-la no punho. Aquele que quiser tê-la, terá que manter as mãos abertas.

Mas a coisa tem caminhado por uma trilha errada por séculos, e acabou por se tornar tão arraigada no ser humano que ele não consegue separar o amor do ciúme. Eles se tornaram quase uma energia única. Por exemplo, uma mulher sente ciúme se o amante procura outra mulher. Ela fica perturbada com isso agora, mas eu gostaria de dizer a ela que, se não sentir ciúme, vai ter muito mais problemas, isto é, vai achar que não ama mais o amante, porque, se o amasse, deveria ter sentido ciúme.

O ciúme e o amor ficaram muito misturados. 


Na verdade, eles são polos opostos. Uma mente que.não pode ser ciumenta não pode ser amorosa, e vice-versa: uma mente que é amorosa não pode ser ciumenta."
Osho em O livro do homem

Comentários