Meditação e Consciência - Sambodh Naseeb
O segundo ponto da meditação está na mente, e é referente às crenças. Crenças são programações mentais, condicionamentos. Tudo aquilo que entrou em nossas mentes. Na meditação, nós não fazemos absolutamente nada com a mente. Apenas aprendemos a observá-la com desapego e desinteresse. Então, essa segunda parte é observar o que pensamos, como pensamos, o que mais pensamos, e qual a razão de estarmos pensando aquilo que possa ser útil em nosso crescimento.
É no terceiro ponto da meditação que simplesmente chegamos ao não-esforço, à entrega, ao testemunhar do corpo e da mente, sem julgamento, mas com um amor que inunda toda a experiência. É no terceiro ponto da meditação que surge o místico, aquele que experimente a energia maravilhosa do universo, a essência da vida que habita nossas mentes agora mesmo.
Assim, o místico é um homem da experiência e do silêncio.
Experiência porque nada do que diz é baseado simplesmente em outros, mas uma experiência viva. E silêncio porque toda a experiência viva de si mesmo revela um silêncio vivo que se torna a base da experiência vivida, como que agora na presença de Deus. Deus então é uma experiência viva de Amor, Silêncio e Bem-Aventurança.
Deus é consciência. É isto que está em você. É isto que você realmente é, aqui e agora.
Meditação é relembrar isto, que está no nosso DNA cósmico. Deus é isto. Consciência é isto. Meditação é lembrar que somos muito mais do que pensamos ser. Afinal, jamais podemos nos definir pelo passado.
Como a mente é o passado, você não ouve sua mente, neste quesito. Apenas por inteligência, perceba que sua mente é incapaz de um ato de coragem. Todo ato novo e surpreendente vem da consciência, vem do coração do seu ser.
A mente não é capaz de criar. A criação vem da parte mais profunda do seu ser. A mente apenas reproduz. Jamais produz. Ela é um arquivo, capaz de repetir ações e pensamentos. O novo nunca está na mente.
A mente é sempre o tradicional. Este momento não está preso pela mente. Aqui e agora é este lugar onde o novo acontece. E a mente é incapaz de estar aqui e agora. Seu âmbito é o passado ou o futuro. Agora é você que ocupa sempre. Você se ocupa do agora. Perceba isso.
Sua mente se preocupa com o passado ou com o futuro. Mas você se ocupa do agora. Já está agora. Então simplesmente pause. Dê uma pausa agora. Respire e sinta seu corpo novamente. Veja que agora é este momento. E como este momento é perfeito do jeito que ele é. Deixe-se soltar neste momento, sem dar explicações às perguntas de sua mente. Sinta que é possível desfrutar deste momento, onde estiver.
É tão simples. Está tão disponível. Porque não queremos isto?
Este momento aqui e agora. Meditação é simplesmente tomar consciência do seu corpo, dos seus pensamentos e sentimentos, e com sua Fonte Espiritual chamada consciência.
Consciência é aquilo que liga você à consciência universal de tudo que existe. Expandir essa consciência pela meditação é começar a ampliar aquilo que você pensa que você é. Você começa a fazer isto quando inicia a se aproximar de você mesmo.
Quando começa a ser sincero consigo. Quando reconhece que uma vida honesta consigo mesmo é o ponto de partida para tudo.
Assumir a responsabilidade por tudo em sua vida. Uma nova maneira de viver nasce disso."
Comentários
Postar um comentário