Mente é indecisão - Osho

"A mente nunca é decidida.
A questão não reside em se é a sua mente ou a de qualquer outra pessoa; a mente é indecisão. 

O funcionamento mental é oscilação entre dois opostos e tentar encontrar qual tem razão.

A mente é equivocada, e através de uma coisa equivocada estás tentando encontrar o caminho correto. É como se estivesse tentando encontrar a porta fechando os olhos.

Certamente sempre te sentirás divido entre os dois: entre ir por um caminho ou por outro; sempre estarás em situação de escolher entre uma coisa ou outra. Esta é a natureza da mente.

Soren Kierkegaard foi um grande filósofo dinamarquês. Escreveu o livro Either/Or ( Ou/Ou) Era sua própria experiência; nunca podia tomar decisão a respeito de nada. As coisas eram de tal maneira que se tomava uma decisão em um sentido, o outro parecia ser o correto. E assim que decidia pelo outro, então era o primeiro o que parecia ser correto. Permanecia indeciso. (...)


A mente quanto maior, maior o problema. Mentes menores não se encontram com tantos problemas; A mente de um gênio é a que investiga de tal modo os  opostos que não é capaz de decidir. Se sente no limbo. 
A natureza da mente é estar em um limbo, é estar no meio de opostos. 
A menos que se distancie da mente e se faça testemunho dos jogos que a mente faz, nunca será uma pessoa decidida; e mesmo que algumas vezes você decida, apesar da mente, você se arrependerá porque a metade pela qual você não decidiu te perseguirá. (...)

A mente é basicamente o principio da loucura.
E se estás demasiado nela, ficará louco.(...)

A mente nunca está segura de nada. Se estás entre as polaridades da mente, estás em um limbo - sempre entre o que fazer e o que não fazer - isso acaba por deixar louco. Antes que isso ocorra salte e comece a observar o fluxo da mente de fora...isto é o que tenho dito a vocês continuamente.
Seja consciente da mente, do seu aspecto brilhante e do seu lado obscuro, do seu aspecto correto e do seu aspecto equivocado. Dessa consciência saltarão as decisões: uma que você não é a mente, e outra que a consciência tem uma decisão que a mente nunca poderá ter.

A mente é basicamente indecisa e a consciência é basicamente decidida. Por isso, qualquer ato consciente é total, pleno, sem arrependimento.

Em minha vida nunca duvidei de nada, nunca pensei em outra opção que poderia ter sido melhor. Nunca me arrependi de nada. Nunca pensei que havia cometido um erro, porque algo que é impermanente nunca pode decidir essas coisas. Tenho vivido desde minha consciência, de todo o meu ser. Agora, ocorra o que ocorra é o único que pode ocorrer.

O mundo pode decidir que isto é certo ou que está equivocado, mas isso é assunto do mundo, não é meu problema.
Por isso, a consciência te tirará do limbo. 
Em lugar de ficar suspenso entre as polaridades da mente, saltará além de ambas e verá que as duas polaridades são só polaridades da mente. Se estiver fora delas ficará surpreso em ver que são as duas faces da mesma moeda; não se tratava de tomar uma decisão.

Com a consciência tens claridade, totalidade, abandono, relaxamento; a existência decide dentro de você. Não tens que pensar no que está bem, ou no que está mal; a existência te toma pela mão e te move relaxadamente. 
É o único caminho, o caminho correto. E essa é única forma de se mover relaxamente. É a única forma de se manter são; de outro modo seguirá sendo preso.

Soren Kierkegaard era uma grande mente, mas não tinha nem a idéia da consciência. Podia pensar e pensava em grande profundidade, mas não podia ficar apenas no silencio e observar os pensamentos passarem. O pobre homem nunca ouviu falar de coisas como observar, ser testemunho, meditar, consciência. A única coisa que havia ouvido falar era sobre o pensar, e pôs toda a sua genialidade nisso. Produziu grandes livros, mas não pode produzir uma boa vida para si mesmo. Viveu em uma miséria completa."
Osho em Além da Psicologia

Comentários

  1. Belo,muito belo....adorei querida, Parabens um beijo infinito p ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos querida!!! Grande alegria ter você por aqui!!! Saudades!! <3

      Excluir
  2. Muito bom este artigo, nos traz a ótimas reflexões.
    Obrigado por compartir.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário