A Mente negativa...


"A mente é sempre negativa. Existe uma história linda de Turgenev, The Fool.

Houve certa vez, numa cidadezinha, um homem acusado por toda a população de ser o maior idiota que já existiu. Obviamente ele tinha uma vida difícil. Não importava o que dissesse, as pessoas sempre começavam a rir - mesmo que ele estivesse dizendo uma coisa bela e verdadeira.

Mas como ele era conhecido por ser um idiota, um tolo, as pessoas achavam que qualquer coisa que fizesse e dissesse só poderia ser uma estupidez. Ele podia estar citando sábios, mas ainda assim as pessoas riam dele.

Ele procurou um velho sábio e disse que estava pensando em cometer suicídio, pois não suportava mais viver. "Essa acusação constante é demais para mim - não posso mais suportar! Ou você me ajuda a encontrar uma saída ou vou me matar."

O velho sábio deu risada. E disse: "Isso não é problema, não se preocupe. Faça apenas uma coisa: comece a dizer não para tudo; depois volte a me procurar daqui a uma semana. Comece a questionar o que quer que seja. Se alguém disser: 'Olhe, o pôr-do-sol, que beleza!', pergunte no mesmo instante: 'Onde está a beleza? Não vejo nada - prove que há beleza! O que é a beleza? Não existe beleza neste mundo. Isso é pura bobagem!' Insista nas provas, diga: ´Prove onde está a beleza. Deixe-me vê-la, deixe-me tocá-la. Dê uma definição'. Se alguém disser: 'A música é extasiante!', pergunte sem pensar duas vezes, 'O que é êxtase? O que é música? Defina esses termos com clareza. Não acredito em nenhum êxtase, é tudo uma tolice, tudo ilusão. E a música nada mais é do que o barulho'".
"Faça isso todos os dias e, depois de uma semana, me procure. Seja negativo, faça perguntas que ninguém pode responder: 'O que é a beleza, o que é o amor, o que é o êxtase?' O que é a vida, o que é a morte, o que é Deus'".

Depois de sete dias o homem tolo voltou a procurar o sábio, e foi seguido por muitas pessoas. Ele estava muito bem trajado e tinha uma guirlanda na cabeça.

O sábio perguntou: "O que aconteceu?"

E o tolo respondeu: "Foi mágico! Agora a cidade inteira acha que eu sou o homem mais sábio do mundo. Todo mundo acha que eu sou um grande filósofo, um grande pensador. As pessoas se calam diante de mim, sentem medo. Na minha presença, reina o silêncio, pois seja lá o que digam, eu transformo numa pergunta e me torno absolutamente negativo. O seu truque funcionou!"

O sábio perguntou: "Quem são essas pessoas que estão seguindo você?"

Ele disse: "São os meus discípulos - eles querem aprender comigo o que é sabedoria!"

É assim que as coisas são.
A mente vive no não, ela só diz não; o seu combustível é dizer não para tudo.
A mente é basicamente ateísta, negativa. Não existe mente positiva."
Osho em Saúde Emocional

Comentários

  1. Impressionante!! Adorei esta história, amiga. E pior que é assim mesmo...temos uma tendência incrível para o negativo.

    Tenha uma perfeita sexta-feira, querida amiga Lilian!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Mari! Osho sempre iluminando!! Beijos querida, e tenha um lindo findi também!
      Obrigada por sua luz!! <3

      Excluir

Postar um comentário